segunda-feira, 7 de março de 2011

Carta aos veteranos da FEB

Esta carta foi entregue, com o nome de cada um, aos veteranos presentes ao Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, em Jaraguá do Sul, SC. Em movembro de 2010.

Por este meio de comunicação eu envio esta carta a meu pai.

Belo Horizonte, novembro de 2010.

Ao Ilustre Veterano da Força Expedicionária Brasileira, Sr. Gastão Veloso de Melo.
¬¬
Em guarani, ñé, significa "palavra " e também significa "alma".
Crêem os índios guaranis que os que mentem a palavra, ou a dilapidam, são traidores da alma. (Janela sobre a palavra 11I- Eduardo Galeano)

A PALAVRA FOI DADA, A COBRA FUMOU!

Escrevo-lhe esta carta porque tenho uma porção de palavras pedindo saída da minha garganta. Não escrevi esta carta 65 anos atrás, porque somente posso lhes escrever hoje em conseqüência de Gastão Veloso de Melo, meu pai, como o senhor, ter voltado da II Guerra Mundial, e entre tantas outras coisas, ter me feito, juntamente com minha mãe.
Escrevo somente agora, também porque estou “grávida de palavras” que nunca foram por mim ditas, de ações e imagens, a respeito de nossa história, que preciso colocar em público.
Sei que muitos de vocês receberam poucas ou nenhuma carta durante a II guerra Mundial, na campanha da FEB na Itália, e talvez esta seja outra das razoes pelas quais eu agora lhes escrevo.
Gostaria de ser poeta para dizer, em formato de poesia, do tamanho de minha admiração e respeito por cada um que participou dessa luta.
Imagino a relevância das experiências que são guardadas por todos que estiveram nessa luta pela liberdade e diversidade.
Do fundo de minha alma, escrevo simplesmente para dar-lhe as felicitações, e dizer do meu profundo carinho e respeito.
Sou artista plástica e fotógrafa. Estou desenvolvendo o projeto “Redescobrindo os caminhos de meu pai”, que também é redescobrir o caminho de todos vocês.
Neste projeto, entre outras coisas, farei uma viagem à Itália e irei aos lugares por onde meu pai passou, e que vocês passaram, durante a Guerra e no Pós-guerra, cooperando para a manutenção da paz.
O principal propósito do projeto é celebrar a vida. Celebremos a vida!
Com imensa alegria, conclamo os Veteranos da FEB a compartilhar essa jornada.
PS.: Esta carta está sendo enviada para todos os veteranos que estão hoje vivos. Se possível, me responda esta carta, ou peça a alguém que tenha um endereço de e.mail., que entre em contato comigo, que lhe manterei informado desse projeto.
Um forte abraço,

Eliane Velozo elianevelozo@terra.com.br

2 comentários:

  1. Oi, Elaine Veloso,

    Parabéns pela iniciativa do blog, como forma de testemunhar heroismo e homenagear o ex pracinha Gastão Velozo de Melo. Tive o privilégio de entrevistar o também herói Paulo de Castro, que é natural de Santo Antônio do Monte, mas reside em Lagoa da Prata/MG. Convide seu grande pai e com ele faça uma visita ao meu blog, para verem a matéria que fiz sobre o também heroi Paulo de Castro. Se gostar, publique-o no seu blog. Será uma grande honra para mim e o Sr. Paulo de Castro. O percurso que tem o privilégio de fazer com seu pai está muito bem detalhado. As fotos estão maravilhosas. Os textos com linguagem apurada. O tema é exemplar para todos nós brasileiros, especialmente para os mais jovens, que nem sempre sabem o sentido da palavra patriotismo. Beijo respeitoso nas mãos de seu grande pai e notável brasileiro.
    Abraços,
    Otaviano

    ResponderExcluir
  2. Sim Eliane, felicidade a sua por contar essa história.
    Somos uma grande família. Estive em sua apresentação em Juiz de Fora. Veja sobre minha mãe, abraços Maria do Socorro. socorrosmbarros@yahoo.com.br

    http://www.portalfeb.com.br/cap-enf-aracy-arnaud-sampaio

    ResponderExcluir