sábado, 26 de março de 2011

Quarto Dia - 22.02.2011

Espanha – Itália

1º. Movimento
Madri a Nápoles

Alegro
Meu pai, tendo viajado de navio do Rio de Janeiro até Nápoles, não fez o mesmo percurso que agora faço de avião.

Cantante
Exceto os comandantes, algumas enfermeiras e o pessoal da FAB (Força Aérea Brasileira), os cinco escalões da FEB, totalizando 25.334 pracinhas, fizeram a viagem Brasil-Itália, por mar, partindo do porto do Rio de Janeiro até o porto de Nápoles, nos navios cargueiros americanos General Mann e General Meigs.

O quinto escalão de embarque, com o qual meu pai, Gastão Veloso de Melo viajou, saiu do Rio de Janeiro no dia 08 de fevereiro, no navio General Meigs e chegou a Nápoles no dia 22 de fevereiro de 1945, gastando praticamente 14 dias para fazer o percurso. Neste escalão viajaram 5;082 pessoas.


21-Navio General Meigs
(foto encontrada em panzermodel.com)

Meu pai conta: “Em uma parte da viagem soou o alarme de ataque por submarino e ficamos esperando ordem para abandonarmos o navio“.

Atualmente somente navios mercantes e navios de cruzeiros fazem esse percurso. Os navios da marinha mercante são difíceis de conseguir para um passageiro com data marcada para chegar, como é o meu caso. Os navios de cruzeiros geralmente viajam em época de verão na Europa e fazem muitas paradas nos pontos turísticos mais importantes.

22 - Desembarque da FEB em Nápoles
(estampa do sabonete Eucalol)

Caminhante
Minha tarefa mais importante neste momento é ir para o começo da nova etapa da viagem, para de lá partir no caminho que meu pai fez, até Livorno. Estou fazendo uma volta enorme, que ele não fez somente por causa da impossibilidade de viajar de navio, diretamente do Rio de Janeiro até Nápoles.

Nessa etapa de minha viagem vou a Pompéia e também conhecer Nápoles, que foram alguns lugares onde meu pai esteve após o final da guerra.

2º. Movimento
Do aeroporto de Nápoles ao centro da cidade.

Alegro
Meu pai diz: “de Nápoles, o 5º. Escalão viajou de barcaça para Livorno, que é o porto mais próximo do teatro de operações da FEB na Itália. Mediante a urgência que tínhamos de chegar, não nos demoramos em Nápoles.”

Cantante
Nápoles foi amplamente bombardeada durante a guerra, certamente pela posição estratégica de seu porto, e por causa da importância econômica da cidade em relação ao restante do país e à toda a Europa. Alguns veteranos contam que ao chegarem aqui no porto encontraram navios revirados e uma grande destruição na cidade.

Caminhante
Finalmente chegando a Nápoles, pego um ônibus para a praça Garibaldi, onde fica o hotel Cavour, um prédio construído a cerca de 150 anos, onde ficarei hospedada por dois dias.


23 - Fachada do Hotel Cavour, Nápoles

A praça Garibaldi é belíssima, mas atualmente está entrecortada por uma pista para carros, e com tapumes por todos os lados. Suponho que seja para impedir que os pedestres atravessem nos locais destinados aos carros. Aqui, em geral, os carros param para os pedestres.

Esta praça é hoje um grande “camelòdromo”. Pessoas de muitas nacionalidades, especialmente as africanas, vendem produtos chineses de toda ordem. É um triste quadro da realidade econômica mundial e da qualidade de vida dos povos menos favorecidos.

Estou feliz por chegar a Nápoles no dia em que meu pai, há 66 anos chegou. Esse foi um dos planejamentos de meu projeto, e aqui estou!

Informações sobre a Itália:

24 - Mapa da Itália

República da Itália
Capital – Roma.
Área – 301.338 km2.
População – 60.1 milhões de pessoas
(atualmente com a menor taxa de natalidade da Europa).
Expectativa de vida – homens 79 anos, mulheres 85 anos.
Exportação – Máquinas, equipamentos para transportes, químicos, roupas e vinhos.
Moeda – Euro.

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/country_profiles/1065345.stm
Acesso em 25.03.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário