segunda-feira, 28 de março de 2011

Oitavo Dia - 26.02.2011

Do meio do mar a Pistóia

1º. Movimento
No mediterrâneo

Alegro
O navio está mais vazio do que o de minha viagem anterior. A tripulação também é meio sumida. São muitos caminhões e caminhoneiros nesse percurso.


Cantante
Durante a guerra o trajeto de Nápoles a Livorno era feito em embarcações menores, e não mais nos mesmos navios americanos que trouxeram os brasileiros do Rio de Janeiro.

Meu pai conta: ”Nesse percurso, de Nápoles a Livorno, o mar estava muito revolto. Vários pracinhas enjuaram muito. Daí colocaram um tonel para que vomitassem dentro... então, mesmo quem não estava enjoado vomitava somente por causa do cheiro de vômito”.


36 - Eu no navio para Livorno

Caminhante
Passo o dia entre olhar as águas do mar Mediterrâneo e fazer alguns trabalhos no computador. Lá fora está fazendo muito frio e somente consigo ficar no deck do navio por alguns minutos e tenho que entrar de novo... sendo assim carrego minha mochila o dia ineiro... vou e volto de dentro para fora do navio.. entre filmar, fazer umas fotos, ou somente olhar para o mar. É muito assustador ver tanta água ao nosso redor


37 - Primeira visão do porto de Livorno

2º. Movimento
Chegada a Livorno

38 e 39 - O céu e a água do mar Mediterrâneo em Livorno

Alegro
O porto é enorme e movimentado. Conteiners com mercadorias estão por toda parte. A chegada do navio é comemorada por muitas gaivotas que fazem a maior festa. Meu pai somente desembarcou neste porto. Ele diz: “ao desembarcarmos em Livorno fomos diretamente, de caminhão, para Stafoli”.

Cantante
Neste porto chegaram os cinco escalões da FEB, entre 1944 e 1945, depois de longos dias e noites de viagem, em tempos de guerra, do Brasil até a Itália.

Caminhante

40 - Por do sol no porto de Livorno

Fico muito emocionada vendo as gaivotas em volta do navio no porto de Livorno... é, realmente, o sinal de que a terra, o solo firme, estão próximos.

Passei uma noite e um dia viajando de Palermo até aqui.

Fico vivenciando a chegada de meu pai, depois daquela viagem tão desconfortável e insegura... ao contrário da minha, onde há ar-condicionado, aquecimento, cama confortável e cobertas quentinhas... e, lá fora, reina a paz. Sinto-me muito feliz de estar aqui neste momento.



41-Terra fime

3º. Movimento
Viagem de Livorno a Pistoia.

Alegro
Mario Pereira chegou sorridente e de braços abertos para me apanhar no porto de Livorno.

Cantante
Stafolli foi a primeira noite em terra firme para os pracinhas que chegaram à Itália durante a guerra no 5º. Escalão, no dia 28 de fevereiro de 1945.

Caminhante
Fico muito feliz ao ver Mario Pereira. Ele me leva para o hotel “Arco Baleno” (Arco-iris), que fica na montanha, em Sammomme, na área de Pistóia.. O caminho até lá em cima é muito estreito e cheio de curvas... as árvores estão todas nuas, esperando os primeiros sinais da primavera para começar a época da folhagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário