domingo, 27 de março de 2011

Sexto Dia - 24.02.2011

Nápoles 


1º. Movimento
Visita à catedral de Nápoles

31 - Vista parcial da catedral de Nápoles
32 - Eu em fente à catedral de Nápoles

Alegro
Nápoles foi um das cidades por onde meu pai passou o final da guerra, em seu retorno para o Brasil, e por isso resolvi visitar essa igreja.

Cantante
A igreja católica, através da Santa Inquisição, foi uma das grandes genocidas da historia da humanidade, tendo perseguido, queimado, enforcado, os não-cristãos, as mulheres consideradas bruxas, os ciganos, além de qualquer pessoa ou família que se atravessasse no caminho de seus interesses econômicos e religiosos.

Caminhante
A catedral é imponente. É estreita e tem um pé direito muito alto. Esculturas de papas estão em cada uma de suas colunas. Eu me sinto oprimida neste lugar, apesar de estar aqui por mais de uma hora somente observando as coisas. É um tempo de reflexão e de descanso físico, mas não de descanso psicológico.

33 - Duas vistas do interior da catedral

2º. Movimento Intra-urgente

Alegro
As pessoas parecem meio iguais. Todo mundo usa agasalhos quase sempre pretos. Cantante Vivem em Nápoles praticamente um milhão de pessoas. A cidade tem uma alta taxa de pobreza. O centro da cidade é repleto de grandes lojas. As liquidações estão por toda parte pelo fato de já estarmos no final do inverno e início da primavera.

Caminhante
Passo horas andando e andando, tentando encontrar um casaco que seja quente, para me aquecer nas minhas viagens aqui na Itália, na Polônia e na Holanda. Por me recusar a comprar um casaco preto minha pesquisa dura horas. Fico feliz por encontrar um casaco Vermelho lindo, que me serve muito bem.

3º. Movimento

A caminho de Palermo Alegro Por que Palermo? Há de se perguntar! Essa foi a única forma possível de viajar por mar até Livorno, já que nesta época do ano não existem viagens marítimas de passageiros ligando essas duas cidades.

34 - Águas do mar Mediterrâneo, no porto de Nápoles

Cantante
Os portos da Itália são muito usados para transporte de mercadorias. Os caminhoneiros, com seus caminhões enormes, embarcam de um porto a outro deste país, transportando as mercadorias... quem dera no Brasil tivéssemos o mesmo sistema!


35 - Vista do porto de Nápoles

Caminhante
No porto de Nápoles, nesta época do ano, não funciona o abrigo para passageiros... o que torna a espera pelo Ferri boat quase insuportável. O frio está intenso, eu não tenho com quem nem onde deixar a bagagem sequer para ir ao banheiro, o navio está atrasado... a espera é muito longa. Há, no porto, umas 50 pessoas quase morrendo de frio. As que vão embarcar com seus carros estão dentro deles, aquecidas.

As que, como eu, viajam sem carro... bem, ... Já é praticamente meia noite. Finalmente, vamos conseguir iniciar nossa viagem. Vou descer mais no mapa da Itália para de lá conseguir pegar o navio para Livorno, depois de viajar a noite inteira, mas tudo bem. Palermo é uma cidade que está localizada na Sicília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário