segunda-feira, 4 de abril de 2011

Décimo Dia - 01.03.2011



Staffoli e Linha Gótica

1º movimento
A Staffoli


Alegro
O senhor Giuliano Capppelle, historiador e pessoa totalmente dedicada à
causa da FEB, faz parte do grupo que preserva a área do acampamento onde ficou o depósito de pessoal em Staffoli. Ele pesquisa a história da participação brasileira na libertação da Itália e fala dessa historia e do seu trabalho com muito carinho e  orgulho.



52 - Acampamento de Staffoli em 1945 e em 2011

1º movimento
A Staffoli


Alegro
O senhor Giuliano Capppelle, historiador e pessoa totalmente dedicada à
causa da FEB, faz parte do grupo que preserva a área do acampamento onde ficou o depósito de pessoal em Staffoli. Ele pesquisa a história da participação brasileira na libertação da Itália e fala dessa historia e do seu trabalho com muito carinho e  orgulho.



53 - Meu pai e um colega, 1945 e eu assinando livro de visitas, 2011 - Staffoli


Caminhante
Eu chego aqui, piso no chão, e confirmo.. esse é o mesmo chão! Esse é o lugar onde
meu pai dormia, comia e partia daqui para locomover suprimentos e armas.
Nossa...
De alguma forma eu me sinto um pouco em casa. Ando ao redor, olho, fotografo, sinto os cheiros, olho as árvores, o céu.
Estar aqui foi necessário para meu pai, e agora é para mim!



54 - Eu piso firme no chão do acampamento da FEB

Fotografo a grande árvore que estava aqui no período da guerra, um carvalho, hoje enorme, e lembro de meu pai me mostrando, em Fazenda Nova, ao lado da casa em que ele nasceu, a árvore que o pai dele plantou em 1942.
Essas duas árvores começam a fazer, para mim, um paralelo bastante interessante. Elas duas veteranas que estão lá, cada uma no seu lugar.

Hoje, depôs de 66 anos do primeiro dia de meu pai aqui em Staffoli, eu vejo esse lugar pela primeira vez em minha vida.


55 - "Átvores veteranas" : 1-Fazenda Nova; 2- Staffoli


2º. Movimento
Bunker tedesco (parte da Linha Gótica)


56 - Mapa da Linha Gótica - Itália
  

Alegro
O sr. Píer Giorgio Pierone, presidente do Comitê de Recuperação da Linha Gótica no Vale do rio Sercchio, em Borgo a Mozzano, trabalha na manutenção dessa parte da história.

Cantante
Até hoje aqui na Itália os alemães são chamados de “tedescos“ e mesmo as pessoas que tinham cinco ou seis anos de idade na época da guerra falam deles com certo ressentimento.

A Linha Gótica, como ficou conhecida durante a II Guerra, é uma fortificação alemã na Itália. A linha com muralhas e túneis foi traçada estrategicamente seguindo parte das montanhas da Cordilheira Apenina.




57 - Bunker alemão
  
O bunker que visitei tem entradas ao lado da via férrea. Isso mantinha os alemães no domínio do transporte ferroviário desta area.
Da primeira porta até uma segunda porta à prova de armas químicas o túneo forma um “Z”, para dificultar a entrada e saída de ruídos.
O bunker é bem construído. Sua concretagem está intacta até hoje.


Caminhante
Sempre tive vontade de entender o que é a Linha Gótica.
Chegando aqui eu começo a compreender a construção, a longo prazo, do projeto de dominação e resistência alemã na Itália.

O bunker foi perfurado na montanha de pedra sólida. Onde não é montanha, foi construída uma muralha à prova de tanque de guerra... a formação da muralha não permite passagem de nenhum veículo militar.

Andando aqui dentro eu sinto uma energia muito opressiva porque a história é muito forte.




58 - Paredes da fortificação alemã na LInha Gótica
 

3º. Movimento
Uma volta por alguns lugares.

Alegro
Mario Pereira me levou para um “giro” em alguns lugares importantes.

Cantante
Os soldados brasileiros, após o final da guerra e durante o período de reconstrução da Itália, viajaram por algumas cidades italianas.
Meu pai, por exemplo, ficou aqui até setembro de 1945, e conheceu algumas localidades.

Caminhante
Passamos por Lucca.



59 - Meu pai e outros pracinhas, 1845 e eu, 2011 na Catedral de  Pizza

Agora em Pizza, é difícil sentir o lugar porque tem uma quantidade enorme de turistas por todos os lados. Mas é possível ver o funcionamento da tradicional igreja católica... o batistério, construído porque sem o batismo a pessoa não podia entrar na igreja, e a torre que é o campanário, cada um em um dos lados da catedral de Pizza.
Meu pai tem o maior orgulho de ter vindo a Pizza. Ele foi fotografado na parte superior da torre. Atualmente não se pode subir la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário