sábado, 4 de junho de 2011

Vigésimo quarto dia - 29.04.2011
Itália - Teatro de Operações


1º. Movimento
Monte Castelo II

155-Monumento Liberacione, na primavera

Alegro
Estão aqui na Itália vários brasileiros que pesquisam a história da FEB na II Guerra Mundial, entre eles Marcos Renault e João Barone. Mário Pereira participa com dedicação e trabalho árduo.

Estarmos aqui é um fator fundamental para que, juntos, possamos dar a merecida relevância à participação de nossos pracinhas na construção da história política e social do mundo.

Cantante
O marco do Monumento de Monte Castelo é um trabalho da arquiteta brasileira Mary Vieira. O título da obra é “Liberacione”. O arco virado para baixo simboliza os mortos que vão para a terra. O arco virado para cima simboliza os mortos que vão para o céu.

Caminhante
Continuo impressionada com a vastidão do Monte Castelo.
Agora, em plena primavera, os campos já não estão mais cobertos de neve. Sinto um incrível aroma de paz.

156-A árvore mais antiga da área do Monumento de Monte Castelo

2º. Movimento
Bombiana

Alegro
Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando nasceu em Morada Nova, povoado às margens do rio São Francisco, em Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1913. Iniciou seus estudos em Divinópolis, MG, e os concluiu na Holanda. Retornou ao Brasil e ordenou-se sacerdote, com o nome de Frei Orlando. Lecionou no Colégio Santo Antônio, em São João Del Rei, MG.

Frei Orlando apresentou-se,  voluntariamente para ser o capelão da FEB, e embarcou do Rio de Janeiro para a Itália juntamente com o 2º. Escalão, em 22 de setembro de 1944.


157-Frei Orlando (Foto: siaapm.cultura.mg.gov.br)
Cantante
Foi um sacerdote atencioso e dedicado, levando a todos os pracinhas mensagens de apoio e fé cristã.
Às vésperas da tomada de Monte Castelo, Frei Orlando desejou visitar uma das companhias da linha de frente e foi morto a caminho, por um tiro acidental. Este era o fatídico dia 20 de fevereiro de 1945.

Ao final da guerra o governo brasileiro instituiu Frei Orlando como patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército.

Caminhante
Do local exato onde o Frei Orlando faleceu percebo um enorme campo verde coberto de pequeninas-pequeninas flores amarelas. Este é um maravilhoso tributo verde e amarelo ao
capelão brasileiro.
158-Flores para o Frei Orlando

3º. Movimento
Torre de Nerone
159-Torre de Nerone

Alegro
Uma árvore veterana, já morta, crivada de balas, nos oferece uma visão drástica. Ela apresenta provas concretas dos acontecimentos neste local. As balas que a atingiram foram, entre outras, as .50 (ponto 50), segundo informações dos pesquisadores aqui presentes.
Quanta vida ao seu redor, possibilitando que ela permaneça, até hoje, ainda de pé!
É a árvore morta que não tombou.


160-Veterana morta que não tombou

Cantante
A Torre de Nerone, estrategicamente muito importante para a FEB, localiza-se na cota 670, acima de Vergato. Na torre nosso posto de observação (PO), foi utilizado pela FEB a partir de novembro de 1944. Durante todo o inverno soldados se deslocavam da torre somente para ir em busca de suprimentos (água e alimentos). Isso acontecia uma vez por semana, depois das 21 horas, quando havia completa escuridão.
Este precioso ponto de observação possibilitava monitorar várias posições da artilharia inimiga, facilitando nossos ataques e contra-ataques.


161-Paredes da Torre de Nerone
Caminhante
A Torre de Nerone hoje está desmoronando. Fico aflita, pois parece que parte de nossa história está se ruindo juntamente com essas paredes.

162-Eu, na Torre de Nerone

4º. Movimento 
Castelnuovo

163-Monumento à FEB, em Vergato
Alegro
O povo da Comuna de Vergato ergueu este monumento aos pracinhas.

Cantante
A batalha de Castelnuovo, foi travada contra os alemães e vencida pelos brasileiros entre 05 e 06 de março de 1945.

Caminhante
Em cada lugar que chego e encontro monumentos aos pracinhas sinto novas emoções... é muito interessante ver o orgulho que os italianos têm em homenagear os brasileiros da FEB, o que não fazemos no Brasil, onde praticamente os esquecemos.

5º. Movimento
Heróis
164-Primavera, em Precária
Alegro
Aqui em Precária, existe um marco a três heróis brasileiros.

Cantante
Os tedescos enterraram três soldados nesta área, e colocaram uma placa com os dizeres: “três bravos brasileiros”. Por esta atitude imaginamos quanto esses três pracinhas devem ter lutado antes de suas mortes, para receberem a bênção de serem enterrados! É um raro momento, na história da II Guerra, em que os nazistas enterraram seus inimigos.

Os três brasileiros mortos em Precária são: José Graciliano Carneiro da Silva,
Clovis da Cunha Pais de Castro, e Aristides José da Silva.

165-Três bravos brasileiros

Daqui de cima observamos uma paisagem deslumbrante, e um imenso penhasco onde podem ter ficado os pedaços de vários brasileiros desaparecidos nos campos de batalha da Itália.
Caminhante
Uma imensa árvore, testemunha ocular de todo o horror aqui acontecido, grávida de cicatrizes “imparíveis”, observa toda nossa movimentação.

166-Árvore veterana de  Precária

6º. Movimento
Boscáccio

Alegro
O historiador italiano Giovanni Sulla, conhece toda a história e os lugares relacionados à II Guerra e nos traz a um ponto alto, onde havia uma postação tedesca, um abrigo natural e parcialmente “melhorado” pelos alemães, para se protegerem e atacar as forças aliadas.

167-Abrigo da postação alemã em Boscáccio
Cantante
Aqui no alto, bem abaixo de um abrigo natural de pedras, este buraco enorme, cavado no chão, servia de proteção.
Picos de montanhas são áreas privilegiadas em uma guerra em solo. E os alemães, por terem chegado aqui antes dos brasileiros, estiveram, quase sempre, melhor posicionados, ajudados pela própria natureza.
 
Caminhante
168-Paisagens. Vistas do alto, em  Boscáccio
Este ponto, tem paisagem deslumbrante.
Aqui uma árvore imensa está bem no caminho visual entre o abrigo tedesco e a paisagem.


3 comentários:

  1. Fantastica a foto dos tres heróis.
    Um abraço e parabéns pelo relato
    Paulo Dal Pont

    ResponderExcluir
  2. Cheguei à Pistoia sem saber que tinha um cemitério nosso lá... Culpa da educação do meu amado Brasil, tão pobre de cultura, tão pobre de memória. O que me levou a essas bandas foi o Zoo. Com três filhos, num sábado ocioso, um zoo opera milagres! Coloquei Pistoia na Wikipedia e descobri onde essa cidade entra na minha vida, anos antes, na segunda Guerra...
    Fui até o Cemitério e vi os túmulos dos homens que lutaram pelo futuro que hoje é o nosso presente! Fiquei emocionada e curiosa. Curiosidade essa que me levou a "cavucar" na internet. Assim descobri você, seu blog, sua saga! Lindo!
    Parabéns ao/pelo seu Pai. Agradeça a esse herói por mim, e pela minha família, humildemente.
    Parabéns pelo projeto, pela iniciativa, pela capacidade de realização, pela pesquisa... Tenho, de súbito, uma grande admiração por você.
    Um abraço caloroso, Georgia Mattoso

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer que sou um dos q estao fazendo sombra a pedido da fotografa

    ResponderExcluir