segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vigésimo oitavo dia - 11.05.2011

Roma-Vaticano

1º. Movimento
Vaticano

Alegro
Meu pai tem o seguinte comentário sobre o Vaticano:
“Fiquei impressionado com tanta riqueza, enquanto povo passa fome, em todos os cantos do mundo”.
177-Eu, na Praça de São Pedro

Cantante
O Vaticano, o menor Estado do mundo, é independente, e está localizado dentro da cidade de Roma. Suas línguas oficiais são latim e italiano, e a população é de 900 habitantes.
É governado por uma Monarquia absoluta, eletiva, teocrática, encabeçada pelo papa.
A economia do Vaticano  basea-se na captação de donativos das comunidades eclesiais (igrejas) pertencentes à Igreja Católica, Apostólica, Romana, no mundo inteiro.

Caminhante
Entro no Vaticano em um dia em que o Papa vai falar ao público, ou melhor, rezar em público.
Estou surpreendida pela segurança, igual a dos aeroportos, que encontro por aqui.
178-Teto da Museu do Vaticano
Visito o museu do Vaticano e a Capela Sistina, permanecendo de “olho” na frase de meu pai, sobre a riqueza da igreja católica.
179-Obra de arte do Museu do Vaticano
A quantidade e qualidade das obras de arte do Vaticano me deixam com um sentimento de “pequenez”. É tudo muito grande, repleto de obras de arte.
É preciso passar por todo o museu antes de se conseguir chegar à Capela Sistina.
O turismo aqui é algo inimaginável.

Algo marcante que obervo: os muros do Vaticano... sempre os muros... 
180-Muros do Vaticano... sempre os muros...

2º. Movimento
Palácio de Mussuline
Alegro
A praça onde está localizada a cede do atual governo da Itália é totalmente policiada. Pode-se ver pelo menos um guarda em cada esquina.

Cantante
O prédio onde funcionou o palácio de Mussuline, visitado por meu pai após o final da guerra, hoje está fechado para visitas.
Atualmente, há uma biblioteca, ou melhor, um centro de pesquisas históricas.
181-Palácio de Mussuline, em Roma

Caminhante
Fracassa minha tentativa de percorrer as salas do palácio. Uma funcionária me informa que este local tem entrada restrita a pesquisadores, e eu não estou, formalmente, incluída nessa categoria.
Do vão de entrada consigo fazer umas poucas fotos
182-Vista parcial do pátio interno do Palácio de Mussuline

Nenhum comentário:

Postar um comentário