terça-feira, 3 de maio de 2011

Vigésimo dia - 10.04.2011

Rotterdam, Holanda.


1º. Movimento
Fire boundary

Alegro

136-Paz II - Rotterdam, Holanda
Acho o povo holandês gentil e amigável. Nesta parte do meu projeto a ajuda de pessoas desconhecidas foi fundamental, pois eu estava seguindo um mapa e a cada 10 ou 15 minutos, durante um dia inteiro, me perdia, ou supunha estar perdida. Acredito que pedi ajuda à metade da população da cidade de Rotterdam.

Cantante
Rotterdam foi a primeira cidade invadida pelo exército nazista. A idéia hitlerista de invadir os países um a um e ver o que acontecia para dali partir para outro país..

137- Invasão da Holanda
(fotos captadas de filme. fonte:
Na Holanda, primeiro eles invadiram Rotterdam com 10.000 soldados vindos do céu, em paraquedas, no dia 10 de maio de 1940.
Depois dessa primeira tomada da cidade, as autoridades holandesas se renderam para evitar derramamento de sangue.

Porém, após a rendição, os nazistas voltaram. Desta vez bombas desceram do céu, em 14 de maio de 1940, também em Rotterdam.
Nove minutos de ataques aéreos resultaram em mais de 30.000 holandeses mortos, a grande maioria, civis, e a cidade em chamas.
Esta foi a primeira grande demonstração de força nazista e tinha o objetivo de servir de lição para os outros países.

Caminhante


Ando por toda a área do ataque, marcada no mapa que tenho em mãos, no que ficou conhecido como “fire  boundary”, ou seja,
“fronteira do fogo”.

138-Monumento da fronteira do fogo

A cidade tem luzes, que permanecem acesas durante a noite, no chão das calçadas, formando todo o mapa do ataque.
Durante o dia, o que se vê é o símbolo criado com a finalidade de marcar essa fronteira e como forma de não deixar que ninguém esqueça o que aconteceu.

Sinto-me em missão de observação da lógica nazista. Uma busca de entender a metodologia por eles usada para dominar este país.
Busco valorizar a iniciativa dos holandeses que possibilitam essa caminhada fornecendo o mapa e as informações necessárias.


139-Meu caminhar

É uma experiência ímpar estar sozinha e fazer, em um dia, esse percurso em homenagem singela aos mortos holandeses deste massacre.


Encontro uma áarvore veterana.

140-Áarvore veterana- Rptterdam

A cidade de Rotterdam é moderna e muito bonita.
Hoje, domingo, está quase tudo de portas fechadas. Aqui encontro uma maratona e uma quantidade enorme de pessoas nas ruas... esta maratona também está no meu caminho, e por duas vezes preciso de dar uma volta enorme, saindo e voltando para o caminho do mapa.

141-Duas vistas de Rotterdam


Hoje, ao invés de bombas, o que se vê é um céu azul repleto de pássaros em festa.

 
142-O céu de Rotterdam


Nenhum comentário:

Postar um comentário